quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"CUIDADO COM AS PREGAS VOCAIS"


Obs: imagem extraída do site:
www.estudiodevoz.com.br


"CUIDADO COM AS PREGAS VOCAIS"


Os profissionais da voz são os mais acometidos com mudanças do clima, pois sabem que precisam de sua integridade vocal. Veja abaixo algumas dicas e cuidados com o que chamamos de "Higiene Vocal", que além de diminuir abusos vocais, ainda podem ajudar no seu dia a dia.

1- Beba água, regularmente, em pequenos goles, principalmente quando estiver fazendo uso profissional da voz. A água hidrata o organismo e favorece uma emissão vocal sem tensão. Mantenha uma alimentação saudável e regular. Isso ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e ás pregas vocais.

2- Evite achocolatados e derivados de leite, principalmente antes da utilização profissional da voz, pois estes aumentam a produção de secreção no trato vocal e dificultam a emissão da voz.

3- Evite pigarrear ou tossir demais, pois isso provoca um forte atrito entre as pregas vocais, irritando-as. Procure substituí-los por uma respiração seguida de deglutição de saliva para deslocar a secreção. Se o problema persistir procure um médico.

4- Evite falar enquanto pratica exercícios físicos: o esforço muscular associado à fala provocará sobrecarga na musculatura de sua laringe.

5- Fique atento a possíveis ressecamentos do trato vocal quando estiver exposto ao ar-condicionado.Isso pode levá-lo a produzir uma voz com maior esforço e tensão. Se este for o seu caso, procure manter-se bem hidratado e beber água em pequenos goles durante o período de exposição.

6- Evite falar muito quando estiver gripado ou em crise alérgica, pois, nestes casos, o tecido que reveste a laringe está inchado e haverá grande atrito entre pregas vocais durante a fala.

7- Evite usar roupas apertadas na região do pescoço e na cintura. Elas dificultam a livre movimentação da laringe e do diafragma, musculatura importante para respiração.

8- Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Tais hábitos irritam a laringe. Além disso, o cigarro aumenta consideravelmente o risco para o desenvolvimento do câncer de laringe e pulmão. O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar irritação, pigarro e edema. Álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgésico, fazendo com que você cometa abusos vocais sem se dar conta.

9- Evite falar grosso ou fino demais, travar os dentes ao falar e falar muito rápido. Tenha uma voz com entonação variada, articule bem as palavras, perceba-se enquanto fala, acalme-se, faça pausas expressivas e respiratórias.

Busque por orientação médica. Quando estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, consulte um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.


Autora deste artigo:
NANCI MECENAS LIMA -
Fonoaudióloga & Coaching
www.facebook.com/nanci.mecenas


FONTE:
Este artigo foi extraído da Revista Canção Nova - Revista Mensal do Sócio Evangelizador, ano: XIII, nº 179, mês: novembro de 2015, página: 13. 
Site:  clube.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário