sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO"

 

 Obs: Imagem extraída do site:
 mocambiquesempre.spaces.lives.com/blog/


"DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO"


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembrono Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


Obs: Informações retiradas do site: pt.wikipedia.org/



"A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL 
DA CONSCIÊNCIA NEGRA"





Obs: imagem extraída do site: 
Facebook/Palavradevida


"A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL 
DA CONSCIÊNCIA NEGRA"



Esta data foi estabelecida pelo projeto de Lei Nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutençao da cultura africana aqui no Brasil. Zumbim lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.



A IMPORTÂNCIA DESTA DATA:



A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e refleção sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos coloboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, socias, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, so veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais.

Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que embreve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da Africa e a cultura afro-brasileira.


Obs: Informações retiradas do site:
www.suapesquisa.com/  

3 comentários:

  1. "20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

    Pensar em todo o processo doloroso da escravidão no Brasil e olhar para os avanços das leis que tornam CRIME o racismo representa uma grande vitória !!!

    Vitória esta com sabor de sangue de muitos mártires que lutaram, que deram a vida pelo reconhecimento, respeito e dignidade de seres humanos, por isto esta lei se torna tão especial !!!

    Nesta data (20.11.2012)também tão especial é importante lembrar que esta lei precisa ser levada a sério e sobretudo RESPEITADA pelos brasileiros, pois faz parte da Constituição Federal do Brasil !!!

    "a pratica do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;" (Constituição Federal do Brasil, Título II:"Dos direitos e garantias Fundamentais, Capítulo I: Dos direitos e deveres individuais e coletivos,artigo 5º e inciso: XLII).


    Aproveito para este espaço para fazer esta citação, onde a autora discuti o racismo na internet:

    "Aspecto relevante é o previsto no artigo 5º da Constituição da República, inciso XLII, o qual dispõe que a prática de racismo constitui CRIME INAFIANÇÁVEL e IMPRESCRTÍVEL...No caso de crime de racismo não é possível o pagamento de fiança...A imprescritibilidade refere-se ao prazo para o Estado propor a ação penal e, em caso de condenação, iniciar o cumprimento da pena"(Citação extraída do livro:"CRIMES DE INFORMÁTICA E SEUS ASPECTOS PROCESSUAIS" da autora: Carla Rodrigues Araújo de Castro", 2ª edição, revista, ampliada e atualizada,editora:LUME JURIS,Rio de Janeiro,2003,página 52.

    A sociedade brasileira pode aproveitar esta data para uma profunda reflexão e análise da valorização e respeito do negro em nosso país !!!

    Kátia Regina Corrêa Santos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para Equipe da Rádio Rio Caeté por lembrarem desta data: "Dia da Consciência Negra - 20 DE NOVEMBRO"

    O Mercado de Escravos existiu durante vários séculos no mundo e só veio terminar bem pouco tempo atrás. Para a humilhante história da escravidão, o Brasil foi o último país a abolir formalmente a escravidão: em 13 de maio de 1888 e detalhe por pressão econômica de outros países e por pressão interna de muitos que desejavam o fim da escravidão.

    E para a geração atual é importante salientar que esta conquista da abolição da escravidão no Brasil foi fruto de muita luta.Por isto o esta data: "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA- 20 DE NOVEMBRO" não pode ser deixada no esquecimento, pois os negros que por algum motivo incoerente e desumano foram subjugados, maltratados e sobretudo explorados ao longo dos séculos, pois não eram considerados como seres humanos, precisam ser valorizados e respeitados.


    Para contribuir com a postagem de vocês quero deixar uma frase que gosto muito:

    "NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DE SUA PELE,POR SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO. PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER, E, SE PODEM APRENDER A ODIAR, PODEM SER ENSINADAS A AMAR" (NELSON MANDELA).



    FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA !


    Maria Angélica Corrêa dos Santos

    ResponderExcluir
  3. "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO"

    Nós os alunos do 1º ano Regular do Ensino Médio, do turno da noite, da Escola Rio Caeté queremos deixar registrado nesta data o nosso comentário:


    É preciso reconhecer a contribuição dos negros que vieram da África em condições desumanas dentro do processo de escravidão, mas deixaram suas marcas de luta e resistência que acabaram por influenciar fortemente a cultura do Brasil.

    Quando se trata da escravidão, não temos como retroceder a história passada, mas podemos começar agora a construir um novo futuro, onde os descendentes dos negros sejam tratados com dignidade e respeito, onde o preconceito racial seja eliminado de nossa sociedade, onde a valorização e reconhecimento a esta cultura seja traduzido em ações concretas, afinal temos uma enorme dívida com este povo africano e seus descendentes.

    ResponderExcluir