sexta-feira, 4 de março de 2011

Representantes da Rádio Educadora de Bragança e os alunos que fazem parte do projeto aluno repórter da Escola Rio Caeté"(Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)

"Momento da inauguração da Rádio Rio Caeté - Em: 26.06.2009"

"Professor Cavalcante grande colabordor da Rádio Rio Caeté"(Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)

"A Diretora: Nilza Santiago - Discurso de inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009"

"Rádio Rio Caeté:informação a serviço da educação" (Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)

"Representantes de várias entidades que apoiam o projeto Rádio na Escola" (Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)

"Representantes de várias entidades que apoiam o projeto Rádio na Escola" (Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)

"Beto Amorim no estúdio da Rádio Rio Caeté"(Inauguração da Rádio Rio Caeté - 26.06.2009)


"PROJETO ALUNO REPÓRTER"




"PROJETO ALUNO REPÓRTER"


O Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola – RÁDIO é uma proposta sócio-educativa, pedagógica interdisciplinar, inclusiva e profissionalizante, de iniciativa dos radialistas, servidores públicos da rede estadual de ensino, professores Aylton José dos Remédios Rocha, Carlos Roberto Amorim da Silva e Roseclay Almeida Penafort da Silva, esta, da rede de ensino privada, que vem sendo realizado na Fundação Rádio Educadora de Comunicação, com alunos do Ensino Médio, vinculados à Secretaria de Estado de Educação - SEDUC através da 1ª Unidade Regional de Educação – 1ª URE/Bragança-PA, dentro do Programa de Rádio B-A-BA, de cunho educacional, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de doze às quatorze horas na Rádio Educadora FM – 106,7 e no Programa Aluno Repórter – A Imprensa na Escola que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 20:00 às 21:00h na Rádio Educadora AM/OT – 1390 , apresentados pelos professores acima citados com o apoio da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança, através de seus alunos concluintes do Curso de Letras e Pedagogia, que dão orientação na leitura e produção de textos jornalísticos que são levados ao ar pelos alunos repórteres, ao vivo, direto de suas escolas. 

Outro meio utilizado para a divulgação das produções de nossos alunos é a Rádio On-Line do site do Projeto: www.alunoreporter.com.br. Também contamos com o apoio do SEBRAE/Regional Capanema contribui na formação de nossos alunos  com a realização de cursos de formação profissional despertando assim, o espírito empreendedor nos alunos envolvidos neste processo de construção do conhecimento.

Neste sentido, vale ressaltar a grande importância do rádio como veículo de comunicação de massa que atua diretamente na formação do indivíduo através das mais diversas programações  que entram nos lares dos ouvintes através das ondas do rádio, que vão desde a divulgação de uma simples receita culinária até os mais importantes assuntos que formam a opinião pública. 

A Fundação Educadora de Comunicação de Bragança, atua na Radiodifusão desde 1961, surgindo a partir dos ideais do visionário, servo de Deus D. Elizeu Maria Corolli que buscou encurtar as grandes distâncias que separavam o homem do interior do conhecimento formal que, até então, era levado pelos missionários barnabitas no costado dos cavalos até os longínquos vilarejos da então Prelazia do Guamá, hoje Diocese de Bragança, evangelizando e educado o homem amazônida da região bragantina. 

Desta forma, o rádio passou a fazer parte de uma forma efetiva da vida do homem desta Região. Homem este que percebeu a importância de sua história e, conseqüentemente de sua existência através das ondas sonoras que transmitiam e continuam a transmitir seus saberes, emoções, fé, dores, sabores e dissabores.

Dando continuidade aos princípios educacionais do fundador da Rádio Educadora, Dom Eliseu Maria Corolli, no ano de 2009 o Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola/RÁDIO, em parceria com a SEDUC, SEBRAE, UFPA/Campus Universitário de Bragança, está contemplando escolas de Ensino Médio dos municípios de jurisdição da 1ª URE/Bragança, compreendendo as seguintes escolas: E.E.E.F.M. Adriano Gonçalves (Cachoeira do Piriá), E.E.E.F.M. Pe Luciano Calderera (Viseu), E.E.E.F.M. Prof Galvão (Augusto Correa), E.E.E.F.M. Bolívar Bordallo da Silva, E.E.E.F.M. Rio Caeté e E.E.E.F.M. Pe Luis, E.E.E.F.M. Mário Queiroz do Rosário, E.E.E.F.M. Luis Paulinho Mártires, E.E.E.F.M. Prof Yolanda Chaves, E.E.E.F.M Argentina Pereira e E.E.E.F. Sementinha do Saber (Bragança) e E.E.E.F.M. Prof  Pinheiro Júnior(Tracuateua). 

Contamos este ano também com a  participação especial dos alunos repórteres da UFPA/Campus Universitário de Bragança e Tiro de Guerra de Bragança.  E, para a concretização das ações propostas neste projeto, contamos com o apoio das várias tecnologias de informação e comunicação presentes nas Salas de Informática das escolas envolvidas no projeto.


Obs: Retirado do blog: alunoreporter.com.br